O Mundo em resumo – 26 de Julho

Jogos Olímpicos arrancam com confusão entre Coreias. Mitt Romney em acção de charme na Europa. Somália prestes a aprovar primeira Constituição em 20 anos. A actualidade internacional em revista.

europa:

reino unido: no início do torneio olímpico de futebol feminino, o jogo entre coreia do norte e colômbia começou com uma hora de atraso devido ao facto de as jogadoras norte-coreanas terem sido apresentadas enquanto o ecrã do estádio mostrava a bandeira da coreia do sul.

grécia: pela primeira vez em três anos, o presidente da comissão europeia dirige-se a atenas para dialogar com o governo de antonio samaras.

américas:

cuba: as autoridades libertaram sem qualquer acusação os dissidentes cubanos detidos ontem durante o funeral de oswaldo paya.

estados unidos: o candidato presidencial republicano mitt romney inicia uma visita ao reino unido, israel e polónia para aumentar as suas parcas credenciais diplomáticas. na campanha de 2008, obama visitou o iraque, o afeganistão e discursou perante milhares de pessoas em berlim.

médio oriente:

síria: as tropas de bashar al-assad iniciaram hoje o ataque aéreo a alepo, a maior cidade do país, tomada em parte pelos rebeldes no início da semana.

iémen: os repórteres da time visitam o país ‘onde os terroristas têm tanques de guerra’.

áfrica:

somália: pela primeira vez em 20 anos, o país está à beira de aprovar uma nova constituição e formar um governo legítimo.

ásia/pacífico:

china: a mulher de bo xilai, a antiga estrela em ascensão do partido comunista chinês que foi afastado em março, foi formalmente acusada pelo homicídio do empresário britânico neil heywood.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt