O Mundo em resumo – 27 de Julho

Castro disposto a dialogar com os EUA. Queda de Assad é apenas uma questão de tempo. Olímpicos arrancam em Londres. A actualidade internacional em revista.

europa

reino unido: arrancam hoje em londres os jogos olímpicos. e mitt romney, o candidato republicano à presidência dos estados unidos de visita à capital britânica, continua a cozer em lume brando depois de ter questionado a capacidade organizativa dos ingleses.

irlanda do norte: grupos terroristas anunciam constituição de um novo ira.

espanha/suécia: baltasar garzon liderará a equipa de defesa de julian assange, fundador do wikileaks, caso este responda à justiça sueca por acusações de crimes sexuais.

médio oriente

síria: a queda de assad é apenas uma questão de tempo, afirma o general norueguês robert mood, chefe cessante da missão das nações unidas naquele país.

áfrica

áfrica do sul: último presidente branco e prémio nobel da paz, fw de klerk acusa a actual liderança política de ter destruído o legado reconciliador do co-laureado nelson mandela e de condenar o país a um regresso ao racismo.

congo: prosseguem os combates entre as forças governamentais, apoiadas pelas nações unidas, e rebeldes apoiados pelo ruanda.

américas

cuba: raul castro escolheu o discurso no dia da revolução para se mostrar disponível para dialogar directamente com o governo norte-americano.

ásia-pacífico

coreia do norte: para acabar com a especulação em torno da identidade da mulher que acompanhou o líder norte-coreano kim jong-un nos últimos eventos oficiais, foi revelado que ri sol-ju é, de facto, a mulher do jovem presidente.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt