O Mundo em resumo – 30 de Julho

Mercados animados com declarações de apoio ao euro. Presidente da Roménia escapa a destituição. Forças do regime sírio assumem controlo parcial de Alepo. A actualidade internacional em revista.

europa

zona euro: um fim-de-semana marcado por declarações de apoio à moeda única, pelo encontro entre merkel e monti e pela visita à europa do secretário norte-americano do tesouro tim geithner anima os mercados.

roménia: o presidente traian basescu sobrevive a um referendo que deveria confirmar a destituição decretada pelo parlamento. a taxa de participação na votação foi inferior a 50%, pelo que a consulta não é vinculativa. mas 87% dos eleitores que foram às urnas aprovaram o afastamento do chefe de estado, levando o primeiro-ministro e rival de basescu victor ponta a considerar que o presidente perdeu toda a sua legitimidade. a crise política continua em bucareste.

itália: o coliseu de roma está a começar a inclinar como a torre de pisa, podendo requerer uma intervenção urgente.

américas

estados unidos: o atirador do colorado é hoje formalmente acusado da morte de 12 pessoas num cinema de aurora.

méxico: terceiro atentado num mês contra a redacção do jornal el norte. desconhecem-se para já os autores da campanha de intimidação.

médio oriente

síria: com as tropas de elite de bashar al-assad a entrar em alepo, mais de 200 mil pessoas fugiram da maior cidade síria.

israel: o governo de telavive recebeu a garantia do candidato presidencial norte-americano mitt romney de que, em caso de vitória republicana em outubro, os estados unidos respeitarão um eventual ataque israelita às instalações nucleares iranianas.

áfrica

uganda: o presidente ugandês yoweri museveni apelou à população para evitar o contacto físico depois de se confirmar a ocorrência um surto de ébola na capital campala.

etiópia: pelo menos 18 mortos em confrontos entre duas tribos rivais no sul do país.

ásia-pacífico

índia: mais de 300 milhões de pessoas ficaram sem electricidade durante toda a manhã em nova deli e em grande parte do norte da índia devido a uma falha no abastecimento da rede.

índia 2: pelo menos 32 pessoas morreram e 22 ficaram feridas num incêndio que deflagrou num comboio que unia nova deli a chennai.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt