Mundo em Resumo – 31 de Julho

Colonatos israelitas não param de crescer. 600 milhões às escuras na Índia. Tráfico de droga aumenta em Bissau. A actualidade internacional em revista.

europa:

rússia: um dos mais reconhecidos bloggers do país e figura principal das manifestações anti-putin do início do ano, alexei navalny irá responder em tribunal sob acusação de «enriquecimento ilícito», num processo que considera «estranho e absurdo».

espanha/itália: o primeiro-ministro italiano mario monti acredita que os dois países já vêem a «luz ao fundo do túnel».

américas:

cuba: o espanhol que conduzia o veículo cujo despiste provocou a morte do dissidente cubano oswaldo payá vai responder em tribunal por homicídio.

venezuela:hugo chávez chegou hoje ao brasil, naquela que é a sua primeira visita de estado desde que iniciou o tratamento do cancro.

médio oriente:

síria: perante a indefinição quanto ao futuro de bashar al-assad, a der spiegel relata os receios israelitas em torno do destino das armas químicas do regime, temendo a possibilidade de acabarem nas mãos do hezbollah.

israel: o investimento nos colonatos na cisjordânia cresceu 38% com o governo de netanyahu. nos territórios palestinianos, a população judaica cresce duas vezes e meia mais rápido do que dentro das fronteiras de israel.

áfrica:

guiné-bissau: o conselho de segurança da onu apelou novamente à restauração da constituição guineense, defendendo que o tráfico de droga no país aumentou desde o golpe de estado de abril.

ásia/pacífico:

índia: depois da falha de ontem, que deixou mais de 300 milhões sem electricidade, três das redes de abastecimento eléctrico na índia quebraram hoje, deixando 600 mil pessoas às escuras.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt