O Mundo em resumo – 1 de Agosto

Há esperança para o euro, dizem Monti e Hollande. Assad afirma estar em jogo o destino da Síria. Nos Estados Unidos, morre Gore Vidal, autor de Império. A actualidade internacional em revista.

europa:

zona euro: há esperança para a moeda única, dizem mario monti e françois hollande em paris.

rússia: prossegue o polémico julgamento da banda punk feminista pussy riot, cujos elementos, três jovens mulheres, são acusados de ódio religioso por terem actuado num altar à revelia das autoridades eclesiásticas. a igreja ortodoxa afirma que se trata de ‘um pecado contra deus que deus está a julgar’. maria alyokhina, nadezhda tolokonnikova e yekaterina samutsevich poderão cumprir uma pena de sete anos de cadeia.

américas:

venezuela: hugo chávez participa pela primeira vez numa cimeira do bloco económico mercosul, seis anos depois de a venezuela se ter candidatado à adesão.

estados unidos: gore vidal, um dos maiores nomes da literatura norte-americana, faleceu hoje aos 86 anos.

médio oriente:

síria: bashar al-assad enviou hoje uma mensagem às suas tropas, pedindo-lhes para que continuem a combater numa luta onde está em jogo o «destino da síria».

israel/palestina: o governo de telavive e a autoridade palestiniana assinaram o seu primeiro acordo de cooperação económica desde 2002.

áfrica:

líbia: saif al-islam kadhafi, filho do homem que liderou a líbia durante 32 anos, exige ser julgado no tribunal internacional de haia e não na líbia.

somália: apesar da tentativa de sabotagem, os legisladores somalis aprovaram por larga maioria uma nova constituição que fortalece as liberdades individuais e as instituições democráticas.

ásia/pacífico:

índia: a electricidade foi restaurada no norte da índia, onde nos últimos dias milhões de pessoas ficaram às escuras após o colapso de três redes de abastecimento.

birmânia: grupos defensores dos direitos humanos acusam o regime birmanês de perseguir e matar membros da minoria muçulmana.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt