Derrota luso-brasileira

Os Jogos Olímpicos são, sem qualquer sombra de dúvidas, a maior manifestação desportiva à escala planetária. Pode até nem ter as maiores audiências televisivas e não despertar tantas paixões como um Mundial de futebol.

mas quem gosta de desporto vibra com a ginástica, o voleibol ou o atletismo, entre uma infindável lista de modalidades.

nos jogos olímpicos percebemos um pouco da economia dos países. a antiga união soviética e todos os países do bloco do leste apostavam forte nos jogos para tentarem demonstrar a sua superioridade. quando o muro de berlim ruiu, com ele foi o poderio desportivo de muitas dessas nações. os tempos mudaram e a rússia mostra que está de novo apostada em revelar todo o seu poder. também alguns dos antigos países comunistas demonstram que estão a recuperar a sua força.

o caso mais evidente de que muita coisa mudou é a china. se nos últimos jogos realizados no seu país conseguiu mais medalhas de ouro do que os estados unidos da américa, nos actuais jogos continua a dar cartas. a china quer mostrar ao mundo todo o seu poderio.

claro que há muitos países que se encontram num nível extremo de pobreza e conseguem várias medalhas. a coreia do norte é bem o exemplo disso. outros casos são dados por antigos países da união soviética que alcançam várias medalhas em modalidades técnicas.

portugal, como já foi dito, grita desalmadamente sempre que conquista um lugar no pódio. quantos não ficaram já acordados para ver em acção atletas que competiam a essa hora? fossem carlos lopes ou obikwelu…

curiosamente, quando, em 2004, nos jogos olímpicos de atenas, francis obikwelu ganhou a medalha de prata nos 100 metros livres, ninguém titulou que o luso-nigeriano tinha ficado em segundo lugar…

esta semana, uma velejadora portuguesa foi expulsa dos jogos por, supostamente, ter desrespeitado as regras a que todos os atletas portugueses estão sujeitos. pois bem, o que noticiou a comunicação social? ‘a luso-brasileira carolina borges foi expulsa de londres’! fantástico. se tivesse ganho uma medalha era a portuguesa carolina borges. como foi notícia pelas piores razões, lá apareceu o ‘luso-brasileira’. não creio que signifique qualquer ataque xenófobo ou mereça um voto de protesto do bloco de esquerda. parece-me apenas que é só provincianismo…

vitor.rainho@sol.pt