O Mundo em resumo – 7 de Agosto

Irão move-se para salvar reféns na Síria. Pequim acusa Estados Unidos de instigarem conflito no Mar do Sul da China. A actualidade internacional em revista.

europa

alemanha: detido um suspeito de espionagem no seio do comando aéreo da nato na base de ramstein.

rússia: procuradores pedem três anos de cadeia para as três integrantes da banda punk pussy riot, acusadas de ódio religioso.

médio oriente

síria: o irão avisa que responsabilizará os estados unidos por aquilo que acontecer com 48 cidadãos seus raptados pelos rebeldes sírios. o the guardian continua a seguir a crise ao minuto. na foreign policy, um artigo crítico da cobertura parcial do conflito por parte da al jazeera e de outros órgãos internacionais.

áfrica

congo: onze estados da região dos grandes lagos (e também angola) reúnem-se hoje no uganda para discutir a nova crise no leste da república democrática do congo. recorde-se que tanto o anfitrião uganda como o vizinho ruanda são acusados por kinshasa e pelas nações unidas de apoiarem política e militarmente a revolta do movimento m23.

nigéria: ataque contra igreja cristã faz pelo menos 15 mortos em okene, no centro do país.

ásia-pacífico

china: pequim ataca a ‘interferência’ norte-americana na crise do mar do sul da china.

afeganistão: a explosão de uma bomba à passagem de um autocarro nos arredores de cabul matou nove pessoas e feriu outras cinco.

filipinas: pelo menos 15 pessoas morreram devido a inundações e deslizamentos de terra que deixaram mais de 33 mil sem habitação.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt