O Mundo em resumo – 9 de Agosto

Julgamento da mulher de Bo Xilai começou e acabou em sete horas. Polícia russa resgata prisioneiros de seita islâmica. Nova crise no Congo sem espaço para solução política. A actualidade internacional em revista.

europa

rússia: polícia resgata 27 crianças e 38 adultos retidos na cave da casa do líder de uma obscura seita islâmica que considerava a sua habitação um estado muçulmano independente.

turquia: combatentes curdos atacam um autocarro que transportava militares na costa do mar egeu, uma região turística habitualmente a salvo do conflito que grassa há 28 anos no sudeste do país. desconhece-se o número de vítimas. as últimas semanas têm sido marcadas por uma grande actividade dos rebeldes do ilegalizado pkk.

médio oriente

sinai: a presença e actividade de grupos radicais islâmicos está a assustar egípcios, israelitas e palestinianos, escreve a afp.

áfrica

mali: secretário-geral das nações unidas ban ki-moon exige sanções diplomáticas e financeiras contra os rebeldes extremistas que controlam o norte do país.

congo: a reunião no uganda da conferência regional dos grandes lagos, onde participa angola, não produziu nenhum avanço significativo para a resolução da nova crise do leste congolês, e kinshasa declarou que recusa negociar com os rebeldes do movimento m23.

américas

méxico: acapulco vive uma das suas semanas mais violentas com o registo de pelo menos 25 assassínios.

ásia-pacífico

china: o julgamento do século no país, em que a mulher da antiga estrela política em ascensão bo xilai é acusada da morte de um empresário britânico, começou e acabou em apenas sete horas, já que gu kailai decidiu não contestar a acusação. a data da leitura da sentença ainda está por anunciar.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt