O Mundo em resumo – 10 de Agosto

O Irão não está afinal tão perto de obter a bomba atómica. Presidente sul-coreano enfurece o Japão ao visitar ilhas sob disputa. A actualidade internacional em revista.

europa:

espanha: a reforma na saúde prevê que os hospitais espanhóis continuem a tratar os imigrantes ilegais em caso de urgência, mas a conta será enviada para os países de origem.

rússia: «não queremos os valores que ela promove» – sucedem-se as críticas, tanto de agentes políticos como judiciais, ao gesto de solidariedade que madonna dedicou às pussy riot durante um concerto em moscovo.

américas:

méxico: a polícia encontrou 14 cadáveres numa carrinha abandonada na cidade nortenha de san luis potosi.

colômbia: um líder das forças armadas revolucionárias da colômbia (farc) desertou e apelou aos colega guerrilheiros para que sigam o seu caminho.

médio oriente:

síria: a batalha em alepo, a cidade mais populosa da síria, já elevou para mais de 150 mil o número de refugiados do conflito.

irão: uma fonte do conselho nacional de segurança dos estados unidos afirmou, sob anonimato, que o irão «ainda não está prestes a obter uma arma nuclear» e que ainda há tempo para forçar uma «solução diplomática».

áfrica:

egipto: o exército garante que está a aumentar as operações no deserto do sinai e israel já deu autorização para que os egípcios usem helicópteros de combate junto à fronteira.

líbia: a assembleia nacional escolheu mohammed magarief, um islâmico moderado que foi líder da oposição a kadhafi, para liderar esta câmara de 200 deputados.

ásia/pacífico:

afeganistão: um polícia de helmand matou três soldados norte-americanos e juntou-se à resistência talibã, afirmam os rebeldes.

coreia do sul: a visita do presidente coreano, lee myung-bak, a umas ilhas disputadas com o japão levou o governo de tóquio a retirar o seu embaixador de seul.

filipinas: subiu para 60 o número de vítimas mortais das cheias que esta semana afectaram as filipinas.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt