Ferreira Leite online com cavaquistas

Manuela Ferreira Leite está cada vez mais activa na política. A ex–ministra das Finanças e ex-líder do PSD é a mais recente ‘contratação’ do blogue Quarta República, um espaço de opinião conotado com os cavaquistas e que há vários anos ocupa um lugar de destaque nos blogues políticos.

«a dra. manuela ferreira leite aceitou logo. não houve resistência nenhuma», conta ao sol um dos elementos do quarta república, ferreira de almeida, ex-secretário de estado do ordenamento do território de durão barroso. a antiga líder do psd, aliás, já tinha apresentado o primeiro livro de textos do blogue, editado em 2007.

«fiquei extraordinariamente satisfeito. dentro das suas competências vai dar alguns contributos para nos ajudar a reflectir ou a divertir», comenta outro dos membros do quarta república, o ex-deputado massano cardoso.

por enquanto, a ex-ministra só colocou online um texto publicado no semanário expresso, onde questiona a equiparação do salário dos presidentes das entidades reguladoras ao do primeiro-ministro.

«com esta decisão, não é certo que estejam disponíveis os mais competentes, nem os mais independentes, e assim se pode pôr em causa uma verdadeira regulação, o que não é aceitável em democracia», escreveu.

outras das novas ‘contratações’ recentes são joaquim aguiar, ex-assessor em belém de eanes e sampaio, e o deputado antónio leitão amaro, o mais novo de todos os elementos, que ainda não fez a sua estreia no blogue.

activos assessores de belém

o ex-governador do banco de portugal tavares moreira e os assessores do presidente da república, david justino e suzana toscano, são outros dos membros deste blogue que o eurodeputado eleito pelo ps, vital moreira, já classificou de «blogue tranquilo da área social-democrata».

david justino que se tinha remetido ao silêncio quando tomou posse como assessor do presidente para a área da educação, voltou, aliás, a comentar a actualidade na blogosfera. ora ‘posta’ sobre a produtividade na europa e as políticas laborais, ora se declara «um liberal» com muito orgulho.

e até discorre sobre um ‘palavrão’ da política portuguesa: a austeridade. «mal ou bem, cresci no seio de uma família em que a austeridade era um valor superior, uma qualidade, um princípio de vida em comum que não se confundia nem com a avareza, nem com a ostentação», lembra.

helena.pereira@sol.pt