O Mundo em resumo – 16 de Agosto

Dilma apresenta mega plano de investimentos. Equador concede asilo político a Assange. A actualidade internacional em revista.

europa:

reino unido: o governo do equador garantiu hoje o asilo político a julian assange, o fundador da wikileaks que há dois meses se refugiou na embaixada equatoriana em londres para evitar a extradição para a suécia. já londres garante que a decisão do equador não muda nada.

islândia: um voo que ligava nova iorque a moscovo aterrou de emergência na ilha nórdica devido a uma ameaça de bomba.

rússia: quatro pessoas foram detidas hoje em moscovo quando se manifestavam a favor dos três elementos da banda pussy riot, que amanhã conhecerão o veredicto do processo que as acusa de vandalismo numa catedral de moscovo.

américas:

eua: as autoridades do texas começam hoje a pulverizar o ar com insecticidas para tentar conter um surto de febre do nilo ocidental, que matou 10 pessoas nos últimos dias e infectou mais de 700 na região.

eua: cerca de 1,7 milhões de imigrantes ilegais podem requisitar um visto temporário ao abrigo de uma reforma da imigração que entra agora em vigor.

brasil: dilma rousseff apresentou ontem um plano de estímulo económico centrado na renovação da rede rodoviária e ferroviária. este será apenas o primeiro de vários pacotes de estímulo económico prometidos pela presidente brasileira.

médio oriente:

síria: quando surgem relatos do alastramento do conflito para o líbano, a rússia alerta para as «consequências graves» de uma retirada da onu da síria.

áfrica:

rd congo: pelo menos 60 mineiros terão morrido num desabamento de terras.

ásia/pacífico:

japão: numa medida de conciliação, o governo de tóquio decidiu deportar os 14 activistas chineses que haviam sido detidos numas ilhas disputadas pelas duas maiores economias asiáticas.

paquistão: centenas de hindus paquistaneses refugiaram-se na índia nas últimas semanas para fugir à violência religiosa.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt