PSD prepara ‘plano B’ para candidatura a Faro

Macário Correia e Pedro Passos Coelho não se cruzaram na Festa do Pontal, na última terça-feira. Os dois jantaram no mesmo recinto, mas não houve conversas.

o autarca entrou no recinto do salão de festas sozinho depois de a maioria das pessoas já estar instalada e saiu antes do líder do psd e primeiro-ministro. «não foi cumprimentar o passos coelho. foi pouco simpático», afirmou ao sol fonte partidária. o ambiente entre os dois está «crispado», resumiu.

macário correia foi condenado a perda do mandato na câmara de faro, por violações do pdm quando era presidente da câmara de tavira e recorreu na passada para o tribunal constitucional. em reacção, o psd anunciou imediatamente que a decisão «sobre a desejável recandidatura do eng.º macário correia está, naturalmente, dependente da clarificação atempada desta matéria judicial».

contactado pelo sol, o autarca diz só querer pronunciar-se sobre as autárquicas e o psd quando souber o resultado do seu recurso. macário está a cumprir o primeiro mandato em faro e o mais natural seria recandidatar-se. agora, porém, está tudo tremido.

possíveis sucessores

o ‘dossiê faro’ vai começar a ser trabalhado pela direcção nacional em setembro, para preparar um ‘plano b’. um dos nomes que começam a ser equacionados pelos dirigentes regionais é o de luís villas-boas, director do refúgio de crianças aboim ascenção. militante do psd, participou este ano na festa do pontal.

mendes bota, o líder histórico do psd-algarve e actual deputado, foi testado em sondagens internas em 2009 para faro, mas os resultados terão sido pouco animadores.

helena.pereira@sol.pt