O Mundo em Resumo – 20 de Agosto

Gu Kailai com pena de morte suspensa. Explosão em oleoduto da Colômbia. Novo Parlamento da Somália toma posse. A actualidade internacional em revista.

europa:

zona euro: espanha e itália vivem dia de tréguas com os mercados, com os títulos de dívida a serem negociados com juros vistos pela última vez no início de julho.

grécia: antonio samaras inicia hoje uma semana de encontros com líderes da zona euro, numa altura em que a região começa a preparar o decisivo mês de setembro.

américas:

equador: os ministros dos negócios estrangeiros de vários países da américa do sul mostram-se solidários com a posição do governo equatoriano em torno do asilo político ao fundador da wikileaks, julian assange.

colômbia: o governo de bogotá atribui responsabilidades às farc pela explosão de um oleoduto no sudoeste do país.

médio oriente:

síria: os observadores da onu abandonaram a síria após o fim de uma missão de quatro meses em que não conseguiram contribuir para a aplicação das condições de cessar-fogo.

áfrica:

somália: iniciam hoje os trabalhos de um parlamento de 225 deputados, que terá a missão de eleger um líder da assembleia e um presidente para o país.

áfrica do sul: a forte reacção à morte violenta de 44 mineiros grevistas na semana passada, não impede os empresários de ameaçarem com despedimento os restantes mineiros que continuam o protesto.

ásia/pacífico:

china: gu kailai, mulher de bo xilai – o dirigente do partido comunista chinês que estava na linha da frente para a sucessão na liderança –, irá cumprir prisão perpétua pelo homicídio do empresário britânico neil heywood.

birmânia: a junta militar anunciou o fim da censura prévia nos meios de comunicação do país.

paquistão: o presidente exigiu a abertura de um inquérito à detenção de uma menina de 11 anos, alegadamente portadora de deficiência, que é acusada de profanar o corão.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt