europa:
espanha: o líder do governo regional basco, patxi lopez, anunciará a antecipação das eleições regionais para o próximo dia 21 de outubro. o dirigente do psoe, que se recusou a aderir aos cortes impostos por madrid, perdera o apoio do pp basco e com isso a maioria no parlamento local.
rússia: quatro dias depois da condenação de três membros da banda pussy riot, a polícia russa garante estar à procura de outras mulheres da banda punk que participaram no protesto de fevereiro na catedral de cristo salvador.
alemanha: a spiegel mostra numa galeria de fotos como reagem os germânicos a um dia de 40ºc.
américas:
equador: o presidente rafael correa considerou que o reino unido estaria a «cometer suicídio» se decidir invadir a embaixada equatoriana em londres para deter o activista da wikileaks, julian assange.
venezuela: um motim numa prisão de caracas já provocou pelos menos 25 mortes.
médio oriente:
síria: uma jornalista japonesa morreu em alepo, onde há outros dois jornalistas desaparecidos.
síria 2: barack obama voltou a avisar o regime sírio que não hesitará em usar a força caso bashar al-assad decida usar armas químicas contra os rebeldes.
áfrica:
etiópia: o primeiro-ministro meles zenawi morreu hoje, vítima de doença prolongada. zenawi estava em tratamentos no estrangeiro, mas o governo etíope não especifica onde.
somália: yusuf omar, atleta que representou a somália nos jogos olímpicos de pequim 2008, morreu durante a tentativa de atravessar o mediterrâneo para prosseguir a carreira em itália.
mali: a formação de um governo de unidade nacional, no rescaldo do golpe militar de março, chegou ao fim com um executivo de 31 ministros liderado pelo actual primeiro-ministro, cheick modibo diarra.
áfrica do sul: a empresa exploradora da mina onde na semana passada 34 mineiros grevistas foram mortos a tiro retirou a ameaça de despedir os trabalhadores que não regressem de imediato à actividade.
ásia/pacífico:
afeganistão: o avião de marin dempsey, líder da cúpula militar norte-americana, foi atingido durante a noite enquanto estava estacionado numa base militar nos arredores de cabul. dempsey já deixou o afeganistão, noutro aparelho.
índia: a violência étnica e religiosa já levou mais de 500 mil indianos a abandonar as suas casas e refugiarem-se noutra região do país.