europa:
união europeia: angela merkel e françois hollande irão encontrar-se com a sobrevivência grega como principal ponto da agenda.
noruega: a um dia de se conhecer o veredicto judicial, o advogado de anders breivik – que há pouco mais de um ano matou 77 pessoas na noruega – garante que irá recorrer se este for condenado a internamento num hospital psiquiátrico.
américas:
paraguai: o governo de federico franco, que há dois meses destituiu o presidente fernando lugo, dispara em direcção ao brasil e argentina, em resposta à suspensão do país do grupo do mercosul.
eua: o furacão isaac aproxima-se da florida depois de ter feito menos estragos do que o previsto no haiti e república dominicana.
médio oriente:
irão: o secretário-geral das nações unidas, ban ki-moon, anunciou que marcará presença na cimeira dos países não-alinhados, que na próxima semana se realiza em teerão.
síria: a china acusa os estados unidos de usarem o tema das armas químicas como «desculpa» para intervir militarmente na síria.
jordânia: dois atletas paralímpicos e um treinador, todos da delegação jordana, foram detidos em belfast, irlanda do norte, sob acusações de crimes sexuais.
áfrica:
áfrica do sul: no dia em que o país presta homenagem aos 34 mineiros falecidos em confrontos com a polícia, a greve expandiu-se a outras duas minas de platina da áfrica do sul.
egipto: o governo de cairo requisitou um empréstimo de 4,8 mil milhões de dólares ao fmi.
guiné-bissau: cerca de 100 soldados guineenses vão fazer parte de uma força estabilizadora da cedeao no norte do mali.
ásia/pacífico:
china/japão: a cnn analisa as feridas abertas na relação entre as duas maiores potências asiáticas em torno da soberania de umas ilhas disputadas pelos dois países.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt