Assange, Pussy e histerismo

O mundo está bastante mais rápido e qualquer assunto ganha uma dimensão impensável em tempos não muito distantes. Com as televisões a darem notícias 24 horas sobre 24 horas, com os facebooks, os twitters e os jornais online a debitarem notícias atrás de notícias, é difícil fazer, muitas vezes, uma leitura correcta dos acontecimentos. As…

julian assange foi o rosto do wikileaks que lançou para a praça pública documentos comprometedores para os estados unidos da américa e para muitas outras nações. assange foi acusado de ter tido relações sexuais, na suécia, com consentimento de duas mulheres, mas que se terá recusado usar o preservativo em ambas as relações. ou é acusado de ter violado as duas mulheres? ao navegar na net, não fiquei com certeza nenhuma. fiquei, sim, foi com a ideia que se teme que se for deportado de inglaterra –, onde se encontra refugiado na embaixada do equador – para a suécia, para responder às tais acusações de violência sexual, acabará numa prisão nos eua onde poderá ser condenado à morte. será tudo filme? os suecos estarão feitos com os eua para o deportar? e as tais mulheres? foram mesmo violadas? e o governo sueco empenha-se sempre tanto em ‘recuperar’ um acusado de tais crimes? se há quem defenda que assange se deve entregar às autoridades suecas, também não seria aconselhável o governo sueco garantir que ele não será extraditado para os eua? independentemente de correr o risco ou não da pena de morte.

veremos como vai acabar a novela, mas haverá um grave passo atrás na democracia se os ingleses invadirem a embaixada equatoriana por causa de duas supostas relações sem preservativos…

há uns anos, salman rushdie foi condenado à morte pelos fundamentalistas muçulmanos por causa dos seus versículos satânicos. o mundo ocidental defendeu-o e bem das ameaças terroristas. será esse mesmo mundo ocidental algum dia capaz de defender que assange seja deportado para os eua? mas afinal o wikileaks publicou alguma matéria falsa?

esta semana um pouco por todo o mundo dito civilizado fizeram-se manifestações a favor das três punks russas que foram condenadas por terem ofendido o todo-poderoso putin. alguém concorda com isso? antigamente, no mundo em que não havia tanta informação, esses casos – assange pussy riot, gal, etc. – resolviam-se às escondidas. agora é bom que o histerismo não ofusque a verdade.l

vitor.rainho@sol.pt