europa:
espanha: mais acusações de corrupção contra o genro do rei de espanha.
alemanha: a der spiegel analisa a situação do banco central alemão, que considera estar sozinho contra o mundo.
rússia:vladimir putin mostra-se disposto a continuar o programa de desarmamento nuclear com barack obama, mas exige que os eua desistam do plano de defesa anti-míssil na europa.
américas:
eua: inicia-se hoje a convenção do partido republicano, que formalizará a candidatura de mitt romney e paul ryan à casa branca.
eua: só há danos materiais a lamentar como consequência dos vários pequenos sismos que sacudiram a região da califórnia esta manhã.
venezuela: hugo chávez afasta a hipótese de negligência na explosão que no sábado matou 39 pessoas numa refinaria do país.
médio oriente:
síria: a oposição a bashar al-assad denuncia mais um massacre de civis em daraya, no dia em que o vice-presidente faruq al-shara fez a sua primeira aparição pública em semanas.
israel: três menores israelitas são acusados de ter aberto fogo sobre um táxi palestiniano.
áfrica:
áfrica do sul: os donos da mina onde há duas semanas a polícia matou 34 mineiros grevistas dizem que os trabalhadores estão a ser pressionados pelo sindicato para não regressar ao activo.
líbia: o ministro do interior, fawzi abdelali, demitiu-se na sequência da crescente violência religiosa que afecta o país.
egipto: um homem foi condenado a cinco anos de prisão e outros 75 a um ano de pena suspensa pelos ataques de há um ano sobre as embaixadas de israel e arábia saudita no cairo.
ásia/pacífico:
afeganistão: pelo menos 17 civis morreram num aparente ataque talibã a uma festa considerada «imoral».
índia: pelo menos meio milhão de pessoas já abandonaram as suas casas devido a violência étnica e religiosa no norte da índia.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt