O Mundo em Resumo – 31 de Agosto

Paquistão mantém acusação de blasfémia contra criança de 14 anos com síndrome de Down. África do Sul repensa decisão de acusar grevistas pelas mortes registadas nos confrontos com a polícia. A actualidade internacional em revista.

europa:

reino unido: o fundador da wikileaks, julian assange, diz que ficará fechado na embaixada do equador em londres todo o tempo que for necessário .

espanha: um grande incêndio na região de málaga, sul de espanha, já obrigou milhares de pessoas a abandonar as suas casas.

alemanha: duzentos trabalhadores da lufthansa abandonaram os postos de trabalho esta manhã provocando o caos no aeroporto de frankfurt, o maior da alemanha e um dos mais movimentados da europa.

américas:

eua: no seu discurso na convenção republicana, mitt romney considerou que a eleição de barack obama só trouxe «desilusão e desunião». a economist diz que obama teve um mandato «irregular» e que precisa de uma boa causa para obter o segundo.

méxico: o tribunal eleitoral rejeitou o último recurso de andres manuel lopez obrador, o candidato de esquerda que acusa o vencedor enrique pena nieto de ter usado dinheiro ilícito para conquistar votos e cobertura mediática.

equador: recebeu asilo político nos estados unidos o colunista equatoriano que fugiu do país depois de ser condenado à prisão num processo movido pelo presidente rafael correa.

médio oriente:

síria: o governo francês diz que vai tomar medidas para proteger os refugiados sírios nos locais do país sob domínio dos revoltosos. a medida pretende estancar o fluxo de refugiados que chega à turquia a um ritmo de cinco mil por dia.

áfrica:

áfrica do sul: o ministro da justiça pediu explicações ao ministério público sobre a decisão de acusar 270 mineiros pela morte dos 34 colegas que morreram em tiroteio com a polícia.

angola: a votação de hoje em angola vista pela cnn.

ásia/pacífico:

paquistão: um tribunal decidiu prolongar a detenção temporária da rapariga de 14 anos que é acusada de blasfémia por ter queimado páginas do corão. os relatórios médicos indicam que a menor sofre de síndrome de down.

coreia do norte/japão: a embaixada japonesa em pequim foi palco do primeiro encontro diplomático entre tóquio e pyongyang em quatro anos.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt