europa:
reino unido: no rentrée política britânica, david cameron prepara uma remodelação governamental.
geórgia: o governo de tbilissi assume que pelo menos dois dos extremistas islâmicos eliminados em combates na passada semana eram naturais do país e não militantes estrangeiros como fora anunciado.
américas:
eua: a secretária de estado, hillary clinton, inicia uma digressão ao sul da ásia que incluirá uma visita a timor-leste.
brasil: condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, joão paulo cunha é a primeira vítima política do processo do mensalão. o antigo líder do congresso, próximo de lula da silva, desistiu da candidatura à autarquia de osasco.
médio oriente:
síria: as forças da oposição acusam o governo de bashar al-assad de ter executado mais 144 pessoas durante o dia de ontem, numa altura em que o novo enviado especial da onu e liga árabe reconhece o carácter “impossível” da sua missão.
turquia: pelo menos nove militares turcos e 20 rebeldes curdos morreram em confrontos junto à fronteira com o iraque.
áfrica:
áfrica do sul: após pressão governamental, o procurador retirou as acusações e os mineiros que estavam a ser implicados na morte dos seus colegas em confrontos com a polícia começam hoje a ser libertados.
etiópia: o país vai construir um mausoléu de homenagem a meles zenawi, o primeiro-ministro que faleceu em agosto depois de liderar o país durante 21 anos.
ásia/pacífico:
cambodja: o fundador do site de partilhas piratebay foi ontem detido no cambodja, onde se refugiara depois de ter sido condenado na suécia, seu país natal.
paquistão: duas pessoas morreram num ataque à bomba a um veículo do consulado norte-americano em peshawar.
china: a produtividade fabril do país atingiu o ponto mais baixo dos últimos três anos.