O Mundo em Resumo – 7 de Setembro

BCE cria nova onda de optimismo na Europa. China investe forte na infraestrutura. Obama encerrou convenção democrata. A actualidade internacional em revista.

europa

zona euro – o anúncio de que o banco central europeu irá comprar ilimitadamente títulos de dívida no mercado secundário já levou a espanha a conseguir negociar abaixo dos 6% de juros.

reino unido – o príncipe harry voltará a servir no afeganistão, quatro anos depois de ter terminado a sua primeira missão no conflito.

frança – a polícia que investiga o brutal assassínio de uma família britânica nos alpes desconfia de um irmão de uma das vítimas.

américas

colômbia – juan manuel santos rejeitou a proposta das farc de declarar um cessar-fogo até que as negociações entre as partes se iniciem em outubro.

eua – no último dia da convenção democrata, os inquilinos da casa branca pediram para a ocupar por mais quatro anos.

médio oriente

síria – uma bomba explodiu junto à mesquita de damasco no dia em que os ministros dos negócios estrangeiros da ue discutem que apoio dar à oposição síria.

áfrica

egipto – o exército egipcío afirma que eliminou 11 rebeldes e deteve mais de 20 numa operação no deserto do sinai.

áfrica do sul – a empresa que explora a mina que nas últimas semanas foi alvo de uma greve com contornos violentos afirma que foi alcançado um acordo entre todas as partes.

ásia/pacífico

china – uma série de sismos de intensidade média (entre 4.8 e 5.6) atingiram as províncias de yunnan e guizhou, provocando a morte de pelo menos 50 pessoas e destruíndo milhares de habitações.

china 2– pequim prepara-se para investir 157 mil milhões de dólares em novas infraestruturas com o objectivo de estancar o abrandamento económico do país.

paquistão – a adolescente acusada de blasfémia por ter queimado páginas do corão foi libertada sob fiança depois da detenção de um clérigo islâmico acusado de tentativa de incriminação da jovem.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt