Electrónica global

A globalização chegou definitivamente ao mundo da música electrónica, com o aparecimento de uma quantidade enorme de clubs e DJ de qualidade em países que, até há bem pouco tempo, apenas em sonhos ou pela televisão podiam imaginar grandes eventos.

hoje em dia, em qualquer continente e por vezes em países verdadeiramente surpreendentes, surgem espaços de culto e de referência para os melhores dj da actualidade. apostando sobretudo no house, no tech house e nas novas tendências, a crónica desta semana demonstra bem que estes espaços não são casos isolados: as antigas ‘periferias do mundo da música’ aparecem cada vez com maior frequência nos melhores roteiros da especialidade. o yalta club, na cidade búlgara de sófia, que pretende recriar as festas privadas em grandes e bem decorados apartamentos, é um dos exemplos mais relevantes, apostando num line up sempre muito bem definido e tendo sempre em conta a qualidade musical. também o clube romeno midi, na cidade de cluj, tem noites para todos os gostos, com a música a ser outro dos fortes atractivos da casa.

de fazer inveja a muitos clubes nacionais…

l yalta club – sófia (bulgária)

l club midi – cluj (roménia)

o talentoso dj italiano pirupa continua a coleccionar êxitos, como demonstram os tops do reconhecido site beatport, que têm feito escalar músicas como ‘sweet devil’, ‘get funky’ ou, mais recentemente, ‘party non stop’. em apenas dois anos já gravou para algumas das melhores labels, como a desolat, viva music ou cr2, tendo mesmo chegado à defected, onde se tornou dj residente em algumas das suas famosas festas. as suas produções de sucesso catapultaram este dj para inúmeros gigs um pouco por todo o mundo, sendo que remixou recentemente para a universal músicas de sharam, rivar starr ou do lendário jamiroquai, entre muitos outros. por este andar será dentro de pouco tempo um dos ‘monstros’ da música electrónica… um nome a seguir com atenção…

l into the darkness (pirupa original mix)

l flutes – sasha, hot chips (sasha remix)

l lovebreak – tube & berger e milan euringer

(original mix)

no salão de exposições da húngara budapeste terá lugar, a 13 de outubro, das 20h às 8h da manhã seguinte, o maior evento de música electrónica no país. aguardado com expectativa, já que promove um sistema de áudio e de iluminação completamente inovador, o bónusz electronic music festival 2012 apresenta ainda uma programação de fazer inveja a alguns dos melhores eventos do mundo. com três pistas bem diferentes e nomes de espectros tão diversos como richie hawtin, loco dice, the bloody beetroots, james zabiela, hardwell ou hernan cattaneo, assim como live acts dos reconhecidos gusgus ou slam. com cerca de 20 mil bilhetes já vendidos, este promete ser um dos eventos do ano na europa central!

l bónusz electronic music festival – hungexpo, budapeste (hungria) www.bonuszfestival.com

indie dance/ nu disco, uma nova expressão da música electrónica. derivado do disco sound e da música independente, este estilo aparece já no século xxi, embora ganhe força apenas muito recentemente. criação dos grandes portais, como o juno e o beatport, é uma junção dos re-edits das músicas dos anos 70 com as novas tecnologias, em que o sintetizador é rei. referências como aeroplane, justice, tensnake, faze action e aniki, na vanguarda da música electrónica, irão elevar este conceito a um fenómeno de escala mundial, no mínimo à linha da frente!

l lesbian bondage fiasco – aniki (original mix)

l artificial nocturne – metric (love thy brother remix)