O Mundo em resumo – 17 de Outubro

Obama vence segundo debate presidencial. Hollande critica austeridade germânica em grande entrevista europeia. A actualidade internacional em revista.

europa

frança/euro: françois hollande concede uma grande entrevista aos principais jornais europeus e volta a atacar a estratégia austera de angela merkel, deixando recados aos portugueses: «aos espanhóis e portugueses que estão a pagar pelos erros dos outros, digo que chegou a hora de impor outra coisa que não apenas austeridade».

reino unido/sérvia: jogadores da selecção sub-21 inglesa e da congénere balcânica envolvem-se em confrontos em campo em krusevac depois de atletas negros terem escutado insultos racistas. governo de david cameron diz-se «chocado» e apela a «sanções pesadas» por parte da uefa.

américas

estados unidos: obama reaparece no segundo debate presidencial, depois de ter sido derrotado no primeiro duelo por romney, resume o sol. política externa, economia e impostos foram temas dominantes. o new york times disponibiliza o vídeo integral do debate no youtube.

colômbia: governo e farc começam a negociar a paz amanhã na noruega.

médio oriente

síria: enviado da onu lakhdar brahimi afirma que se o conflito sírio não for resolvido incendiará todo o médio oriente.

áfrica

líbia: a human rights watch obtém novas provas da ocorrência de massacres em misrata nas horas e dias após a morte de muammar kadhafi.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt