O Mundo em resumo – 22 de Outubro

Nacionalistas triunfam no País Basco. Portugal acusado de apoiar tentativa de contra-golpe em Bissau. Hoje é dia do último debate presidencial nos EUA. A actualidade internacional em revista.

europa

espanha: triunfo histórico dos soberanistas bascos, que conseguiram uma maioria absoluta (entre o pnv moderado e o bildu radical, que contudo poderão não constituir governo juntos) nas eleições autonómicas de domingo. descalabro total para o psoe de rubalcaba, tanto no país basco como na galiza. nesta última região, o popular alberto núñez feijóo renova uma maioria absoluta que serve de balão de oxigénio para rajoy. toda a jornada eleitoral resumida pelo el país.

rússia: a oposição anti-putin tenta a unidade e elege um comité coordenador através da internet.

croácia: zagreb está preparada para aderir à ue? os alemães têm dúvidas.

áfrica

guiné-bissau: portugal acusado de apoiar ‘tentativa de golpe de estado’ supostamente ocorrida no fim-de-semana.

médio oriente

líbano: batalhas entre sunitas e xiitas em vários pontos do país após o funeral do chefe da secreta wissam al-hassan, morto num atentado na sexta-feira.

américas

estados unidos: hoje é dia do último debate presidencial entre romney e obama, inteiramente dedicado à política externa. a duas semanas das eleições, os dois candidatos estão virtualmente empatados nas sondagens.

cuba: fidel castro apareceu em público, ou melhor, na web (mas com prova fotográfica) para afastar rumores da sua morte: «suas aves agoirentas! eu nem sequer me lembro o que é uma dor de cabeça!».

ásia-pacífico

china: um grupo de 300 intelectuais e figuras destacadas do regime chinês da ala esquerda escrevem uma carta aberta em defesa de bo xilai.

austrália: a primeira-ministra julia gillard sobe nas sondagens depois de ter acusado o líder da oposição tony abbott de misoginia.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt