Portas visita Japão e Coreia

Paulo Portas está a preparar uma incursão diplomática e empresarial no Pacífico. O Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), que na semana passada na abertura das jornadas parlamentares conjuntas do PSD e CDS, destacou a importância da diplomacia económica, tenciona deslocar-se nos próximos meses ao Japão e à Coreia do Sul. Depois, seguir-se-á a Índia.

as atenções vão centrar-se no japão e na coreia do sul, país que receberá pela primeira vez uma delegação diplomática e empresarial portuguesa ao mais alto nível.

segundo fonte do mne, o mercado da coreia do sul pode ser destino de exportações portuguesas, nomeadamente, de componentes electrónicos.

«portugal será tanto maior no espaço europeu quanto for um actor principal na aproximação a outras regiões do mundo, como o pacífico e a ásia», declarou o mne, durante a apresentação do orçamento do seu ministério aos deputados da maioria.

na ocasião, portas refutou as críticas de que anda a dar excessiva importância às questões da diplomacia económica, defendendo a necessidade de apoiar os produtos portugueses e apoiar as empresas noutros mercados.

helena.pereira@sol.pt