Alemanha vai ajudar Portugal a criar Banco de Fomento

A Alemanha vai ajudar Portugal a criar um Banco de Fomento, anunciou a chanceler Angela Merkel no encontro empresarial luso-alemão.

«falámos hoje detalhadamente sobre este assunto e vamos acompanhar politicamente este processo, porque sabemos da importância das empresas para o desenvolvimento da economia, bem como da actual dificuldade que têm em conseguir financiar-se no mercado», declarou a chanceler alemã.

a criação de joint ventures de empresas alemãs e portuguesas para entrar em mercados onde portugal tem uma posição forte é outro dos objectivos da alemanha evidenciados por merkel.

«os dois países precisam de explorar novos mercados fora da europa e podemos ser bons parceiros nesse sentido», declarou a chanceler, frisando que o crescimento das empresas é a chave para o sucesso da economia.

a líder alemã aproveitou a oportunidade para elogiar a actuação do governo de passos coelho. «a competitividade também está relacionada com as condições no mercado de trabalho, as condições financeiras que são dadas e a desburocratização, e o governo português tomou medidas importantes e corajosas», disse.

defendendo que a moeda comum só será estável no longo prazo com uma estreita ligação económica entre os países e através de uma supervisão bancária comum, angela merkel afirmou que «portugal e a alemanha estão disponíveis para serem mais competitivos na europa».

tania.ferreira@sol.pt