europa
espanha: el país despediu 129 trabalhadores por email, incluindo jornalistas veteranos, colunistas influentes e correspondentes de guerra como ramon lobo, javier valenzuela e manuel cuéllar. hoje é o seu último dia de trabalho. a revolta alastra da redacção para as redes sociais, onde o el país perde milhares de fãs no twitter.
reino unido: a saga jimmy savile faz baixas ao mais alto nível na bbc, com a demissão do director-geral george entwistle e da directora de informação helen boaden após a emissão de uma reportagem que implicava um importante político conservador no escândalo sexual (a acusação não está provada e bbc já apresentou um pedido de desculpas).
eslovénia: presidenciais seguem para uma segunda volta depois de nenhum dos candidatos ter obtido uma maioria na votação de domingo. o ex-primeiro-ministro socialista borut pahor obteve 41% dos votos, seguido do actual chefe de estado danilo turk (independente) com 37% e do candidato conservador milan zver com 21%.
américas
eua: um caso extraconjugal ditou o afastamento do líder da cia david petraeus, mas nos eua questiona-se se a demissão não servirá para encobrir a verdade sobre o ataque que matou o embaixador na líbia.
paraguai: uma operação que levou à apreensão de 1.700 kg de cocaína serviu para encontrar o criminoso mais procurado no paraguai, ezequiel de souza.
áfrica
argélia: país comprou centenas de milhões de euros em armas germânicas nos últimos anos, revela a der spiegel.
médio oriente
síria: o governo britânico promoverá na sexta-feira um encontro entre apoiantes da oposição síria, depois de david cameron ter sugerido a entrega de armas aos homens que combatem o regime de bashar al-assad.
palestina: pelo menos cinco pessoas morreram e 30 ficaram feridas num ataque israelita à faixa de gaza.
ásia-pacífico
japão: o financial times diz que o japão vai a caminho da sua quinta recessão em 15 anos.
china: três mil milhões de dólares foram investidos, ontem, no único dia de saldos online na china.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt