europa:
ue: o guardian analisa ao minuto as negociações que antecedem a reunião de amanhã do eurogrupo, mais uma que se espera decisiva para a grécia.
frança: jean-françois cope e françois fillon trocam acusações de fraude no rescaldo das eleições internas da união por um movimento popular (ump), para já inconclusivas quanto à tarefa de definir o próximo líder da oposição francesa.
rússia: uma crítica da chanceler alemã ao julgamento das pussy riot levou putin a dizer a angela merkel que a «alemanha moderna não deve apoiar o anti-semitismo».
américas:
méxico: o presidente enrique peña nieto afirma que a legalização da marijuana em dois estados norte-americano «mudou as regras do jogo» e que o seu país terá de repensar a sua estratégia contra o tráfico.
médio oriente:
faixa de gaza: os ataques de israel à faixa de gaza, diários desde quarta-feira, já vitimaram cerca de uma centena de palestinianos, incluindo 18 já no dia de hoje.
áfrica:
quénia: o ataque à bomba que ontem matou pelo menos sete pessoas em nairobi foi obra da milícia islâmica al-shabab, acusa o governo queniano.
egipto: foi entronizado, no cairo, o novo líder dos cristãos coptas.
moçambique: o washington post analisa a tendência do regresso português a esta ex-colónia africana.
ásia/pacífico:
birmânia: numa visita histórica, barack obama elogiou as recentes reformas da birmânia.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt