O Mundo em Resumo – 20 de Novembro

Hillary Clinton no Médio Oriente para negociar a paz. Paquistão desiste das acusações contra cristã de 14 anos. FARC declaram cessar-fogo unilateral. A actualidade internacional em revista.

europa:

reino unido: o antigo chefe de gabinete de david cameron, andy coulson, e a ex-directora do news of the world, rebecca brooks, estão entre os cinco acusados de subornar polícias para obter notícias.

frança: jean-françois copé, aliado de nicolas sarkozy, foi dado como vencedor das eleições no maior partido de direita em frança, a união por um movimento popular, após conquistar 50,03% dos votos, contra 49,97% de françois fillon.

croácia: o antigo primeiro-ministro ivo sanader foi condenado a dez anos de prisão por ter recebido prendas de empresas estrangeiras.

américas:

colômbia: perante o início das negociações de paz, as farc anunciaram um cessar-fogo unilateral, enquanto o governo diz que não suspenderá as acções militares.

médio oriente:

israel/palestina: no dia em que hillary clinton se dirige para o médio oriente para tentar mediar o diálogo entre israelitas e palestinianos, o governo de telavive diz que suspendeu os planos de uma intervenção terrestre em gaza até quinta-feira, para dar uma oportunidade às negociações de paz que decorrem no egipto.

áfrica:

congo: a cidade de goma, que alberga mais de um milhão de pessoas no leste da república democrática do congo, foi tomada por uma milícia rebelde apesar da presença de tropas da onu.

ásia/pacífico:

paquistão: um juiz decidiu arquivar o caso contra rimsha, a cristã de 14 anos que em agosto foi detida por ser acusada de blasfémia por supostamente queimar páginas do alcorão. já o clérigo muçulmano que é acusado de ter tentado incriminar a jovem será mesmo alvo de uma investigação.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt