O Mundo em Resumo – 21 de Novembro

Eurogrupo falha acordo sobre a Grécia. Ataque em Telavive aumenta especulação sobre ofensiva terrestre em Gaza. Índia executa último atacante de Mumbai. A actualidade internacional em revista.

europa:

espanha:os números económicos de outubro complicam a missão de madrid de terminar o ano com um défice de 4,5% e o banco central de espanha avisa que ainda não vê sinais de recuperação.

grécia: após uma reunião de 12 horas no eurogrupo, ainda não há acordo que permita enviar a última prestação do empréstimo internacional para a grécia.

américas:

eua: um rapaz de 15 anos foi hoje detido em miami sob acusação de disparar fatalmente sobre uma colega de 13 anos no interior do autocarro escolar.

bolívia: o governo ordenou o recolher obrigatório durante 24 horas para que todos os bolivianos participem nos primeiros censos do país em 11 anos.

médio oriente:

israel/palestina: um ataque bombista num autocarro em telavive provocou pelo menos 10 feridos e aumentou a probabilidade das tropas israelitas invadirem a faixa de gaza.

áfrica:

r.d. congo: o exército congolês avisa que está a preparar uma operação para recuperar o controlo de goma, uma das principais cidades do leste ontem tomada pelos rebeldes. ao mesmo tempo, os rebeldes afirmam que avançarão para kinshasa.

ásia/pacífico:

índia: foi hoje executado o único terrorista que sobreviveu durante o atentado que em 2008 matou mais de 160 pessoas em mumbai.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt