europa:
ue: decorre o segundo dia de negociações sobre o orçamento da ue 2014-2020, depois de uma primeira sessão pouco produtiva quanto à tarefa de aproximar posições.
reino unido: o guardian garante que david cameron não conseguiu convencer herman van rompuy a cortar seis mil milhões de euros no orçamento administrativo da ue.
chipre: foi anunciada a entrada do fmi no país, devido à sua exposição à dívida grega. o resgate será no valor de 14 mil milhões, cerca de 80% do pib cipriota, sendo que 10 irão directamente para a banca.
rússia: uma das cantoras das pussy riot condenadas em agosto foi agora colocada numa cela solitária.
américas:
eua: a histeria consumista da época natalícia tem hoje o arranque oficial, com a black friday.
guatemala:sete pessoas morreram baleadas numa clínica estética da capital, num ataque que a polícia relaciona com uma guerra entre bandos de narcotraficantes.
médio oriente:
síria:os rebeldes que combatem o regime de bashar al-assad aumentam o seu controlo no leste do país ao mesmo tempo que encontram resistência das milícias curdas junto à fronteira com a turquia.
israel/palestina:o frágil cessar-fogo declarado na quarta-feira continua ameaçado pelos combates esporádicos junto à fronteira, que esta manhã vitimaram mais um palestiniano.
áfrica:
egipto: os protestos voltaram às ruas egípcias, desta vez contra as reformas anunciadas pelo presidente mohammed morsi, que despediu o procurador-geral e reforçou os poderes do governo e presidência.
rd congo: o líder do exército congolês foi suspenso perante acusações de ter vendido armas aos rebeldes que agora ameaçam o país.
ásia/pacífico:
china: numa nova demonstração de poder das redes sociais online na sociedade chinesa, um dirigente do pcc na cidade de chongqing foi demitido depois de um vídeo íntimo ser posto a circular na internet.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt