Mundo em Resumo – 27 de Novembro

Direita francesa sob ameaça de divisão. Novos confrontos no Cairo. Brasil acusado de ignorar os Direitos Humanos. A actualidade internacional em revista.

europa:

frança: jean-françois copé foi oficialmente nomeado líder da união por um movimento popular (ump), o maior partido da oposição francesa. mas os apoiantes de françois fillon exigem a repetição da polémica votação e fundaram um grupo ‘moderado’ dentro do próprio partido.

ue: o parlamento europeu foi pintado com leite num protesto de produtores contra a queda dos preços.

américas:

brasil: a amnistia internacional acusa o brasil de ignorar os direitos humanos perante a onda de violência em são paulo, que só em outubro vitimou mais de 500 civis.

eua: a casa branca insiste que o plano para evitar o precipício fiscal de janeiro tem de incluir um aumento de impostos, algo que os republicanos parecem longe de aceitar.

médio oriente:

palestina: o corpo de yasser arafat, antigo líder da autoridade palestiniana, foi exumado para que seja investigada a hipótese de assassínio por envenenamento radioactivo.

síria: o exército de bashar al-assad bombardeou uma zona de refugiados, acusam os homens que há ano e meio tentam derrubar um ditador com 12 anos de poder.

áfrica:

egipto: a manifestação desta tarde contra o reforço dos poderes do presidente mohamed morsi foi antecedida de novos confrontos entre manifestantes e polícias.

rd congo: os rebeldes ignoram os ultimatos e exigem promessas de reforma ao presidente joseph kabila antes de se retirarem da cidade de goma.

ásia/pacífico:

coreia do norte: segundo os vizinhos do sul, pyongyang prepara-se para testar um novo míssil.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt