Xutos&Pontapés estreiam temas novos em fim de digressão

O grupo rock português Xutos & Pontapés vai estrear dois temas novos nos concertos em Dezembro, em Lisboa, que fecham a digressão deste ano, semanas antes de celebrarem 34 anos, disse o guitarrista Zé Pedro à agência Lusa.

a banda protagonizará, nos dias 8 e 9 de dezembro, no campo pequeno, rock português para todas as idades: o primeiro é à noite e o segundo, à tarde, uma matiné a pensar nas famílias.

os concertos, os últimos que os xutos & pontapés dão este ano, fazem parte de uma digressão iniciada em fevereiro, no estádio do dragão, no porto, centrada no álbum cerco, de 1985, que inclui temas como homem do leme e conta-me histórias.

“foi um ano muito bom para os xutos, apesar da crise. tivemos menos concertos do que o esperado, mas não nos podemos queixar”, disse zé pedro.

o guitarrista recordou, por exemplo, a passagem pelo festival sudoeste, na zambujeira do mar, e os dois concertos no rock in rio lisboa: um repartido com a banda rock brasileira titãs e outro em nome próprio, antes da actuação de bruce springsteen.

no campo pequeno, a banda experimentará dois temas inéditos – um em cada dia, tendo um deles o título provisório cordas e correntes -, porque tem estado em estúdio a preparar um novo álbum, a gravar em 2013.

“estamos a preparar o disco novo suavemente, até porque o kalu vai ter o disco dele a solo, o tim acabou de lançar também e está com os resistência. temos uma série de músicas em cima da mesa, mas estamos a guardar para 2013”, explicou.

a primeira parte dos dois concertos em lisboa é assegurada pela banda portuguesa capitão fausto.

os xutos & pontapés estão à beira de celebrar 34 anos de existência, desde que actuaram pela primeira vez ao vivo, a 13 de janeiro de 1979, nos alunos de apolo, em lisboa.

do grupo, cujo último álbum de originais, homónimo, data de 2009, fazem parte zé pedro, tim, kalu, joão cabeleira e gui.

lusa/sol