‘Aumento da idade de reforma é apenas um paliativo’

Ricardo Salgado disse hoje estar «muito preocupado» com a sustentabilidade da Segurança Social em Portugal e considera que, apesar de necessário, o eventual aumento da idade de reforma para os 67 anos é «apenas um paliativo».

o presidente do bes frisou que a questão demográfica é essencial para o futuro do país e defende que o governo devia adoptar medidas de incentivo à natalidade. «não falo de um fenómeno como o baby boom, mas deveríamos pensar seriamente em adoptar medidas que promovam as famílias portuguesas a terem mais filhos, até porque a esperança média de vida em portugal é hoje muito elevada e o actual sistema de previdência não é sustentável a prazo».

para o banqueiro, «é preciso uma solução estrutural e urgente» para resolver o que considera ser «o verdadeiro problema do país». ricardo salgado defendeu ainda que o sistema da segurança social deveria ser complementado com outras soluções de apoio à reforma. «percebo que estamos em austeridade, mas devíamos manter os benefícios fiscais aos ppr».

as declarações de salgado foram feitas num almoço com jornalistas portugueses em madrid, depois de o banco ter assinado a renovação do contrato de patrocínio com cristiano ronaldo. o novo acordo com o jogador de futebol mantém até 2014 a exclusividade do bes na utilização da sua imagem em portugal e nos serviços financeiros em espanha.

bes prepara entrada em frança, alemanha e áfrica do sul e relança macau

tania.ferreira@sol.pt

*em madrid, a convite do bes