O Mundo em resumo – 3 de Dezembro

Ex-líder do patronato espanhol que defendia austeridade é detido por suspeita de branqueamento de capitais. O Papa adere ao Twitter. O Japão volta a temer a loucura militar norte-coreana. A actualidade internacional em revista.

europa

espanha: «para sair desta crise será necessário trabalhar mais e receber menos». dizia isto díaz ferrán, ex-líder do patronato espanhol, banqueiro e fundador do grupo marsans. foi hoje detido por suspeita de branqueamento de capitais, juntamente com outras oito pessoas. é o assunto que domina todas as atenções no país vizinho.

itália: pier luigi bersani venceu as primárias do centro-esquerda transalpino e será o candidato às eleições gerais italianas da próxima primavera.

eslovénia: ex-primeiro-ministro socialista borut pahor, derrubado por uma moção de censura em 2011, venceu a segunda volta das presidenciais de domingo com 67% dos votos, contra os 33% do agora chefe de estado cessante danilo turk, independente. as eleições realizaram-se após dias de violentos protestos contra a corrupção e a apropriação de fundos públicos por políticos que os eslovenos dizem ser responsáveis pela actual crise financeira do país. a eslovénia era até há pouco tempo o grande caso de sucesso dos balcãs e do leste pós-comunista, apresentando indicadores sociais e económicos melhores que portugal, mas é agora a mais recente vítima da crise do euro.

vaticano: o papa bento xvi aderiu ao twitter e vai passar a publicar na conta @pontifex a partir de dia 12. o sumo pontífice vai comunicar em oito línguas, incluindo o português, e disponibiliza-se para responder às questões dos fiéis.

médio oriente

israel/palestina: londres, paris e madrid protestam junto dos enviados diplomáticos hebraicos pelo anúncio da construção de novos colonatos judeus em jerusalém oriental e já se fala na retirada de embaixadores ocidentais de telavive, dias após o ‘upgrade’ do estatuto palestiniano nas nações unidas.

síria/turquia: aviação síria bombardeia posições próximas da fronteira turca. presidente russo está em istambul para discutir crise na região.

ásia-pacífico

japão/coreia do norte: tóquio prepara-se para o possível disparo de um míssil balístico norte-coreano.

afeganistão: e se a água, e não outro valor económico ou político, for o verdadeiro motivo de interesse para iranianos e paquistaneses naquele país? é uma teoria explorada pela time.

américas

colômbia: forças governamentais bombardeiam acampamento das farc, matando pelo menos 20 guerrilheiros, numa altura em que decorrem conversações para um cessar-fogo definitivo. bogotá diz que a guerrilha marxista tem um ano para assinar a paz.

estados unidos: o sandy já lá vai, mas os nova-iorquinos continuam a lidar com os efeitos da tempestade nas zonas mais destruídas: frio, humidade e detritos que representam uma ameaça à saúde pública e ao ambiente.

áfrica

nigéria: duas explosões abalam cidades nigerianas, um dia após a morte de 10 cristãos num ataque supostamente perpetrado pelos islamistas do boko haram.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt