habitualmente identificada por ter um público bonito e bem arranjado, a noite aqui é considerada um acontecimento e isso nota-se em cada espaço – seja um clube privado ou uma discoteca underground, o dress code nunca é descurado. podia referir vários must go, mas escolhi dois pela sua diversidade quer de localização quer de ambiente e conceito.
começo pela capital. criado em 2001, o la maison é o clube mais exclusivo de roma. com uma filosofia centrada no luxo, na inovação e na elegância, a sua atmosfera proporciona o conforto perfeito para vip – não estranhe se passar da porta e der ‘de caras’ com leonardo di caprio, jon bon jovi, robert de niro ou naomi campbell, todos presenças habituais.
em florença, o tenax e os seus 800 ravers assistem, desde 1981, a grandes noites. inspirado no renascimento e conhecido pelas famosas festas de sábado à noite, as nobody’s perfect, este clube já recebeu visitas de ilustres dj, desde carl craig a daft punk e human league.
l la maison – vicolo dei granari 3 roma
l tenax – via pratese , 46 florença
miriam nervo e olivia nervo são duas irmãs australianas que formam a dupla sensação do momento. as nervo, além de dj, escrevem e produzem músicas. estas embaixadoras da l’óreal já escreveram para grandes nomes como kesha, sophie ellis-bextor ou pussycat dolls, mas o grande êxito que lhes valeu um grammy foi ‘when love takes over’ com david guetta. depois de assinarem com a virgin records/ emi music, editaram e lançaram o seu primeiro single ‘this kind of love’ e, em 2011, abriram os concertos da femme fatale tour, de britney spears. mais, no seu histórico têm já passagens pelo festival tomorrowland, na bélgica, e creamfields, no brasil. a sua mais recente música vai dar que falar e por isso aqui fica a sugestão.
l like home (original mix) – nervo & nicky romero
l rise of angel (andrea oliva remix) – luciano
aberto em novembro de 2011 e presença assídua, desde então, nos melhores roteiros sobre a capital, a pensão amor (antiga pensão no cais do sodré) é a representação da lisboa internacional, boémia e cosmopolita. espaço multifuncional que alberga nos seus ‘quartos’ alguns artistas e empresas em início de actividade, tem como principal atractivo um bar dividido por várias salas. neste edifício pombalino de paredes vermelhas, candeeiros com abajtours antigos e imagens semi-eróticas do antigamente a fazer recordar as antigas ‘casas de meninas’, pode beber um bom cocktail refastelado numa das confortáveis poltronas, ouvindo boa música (por vezes ao vivo) e assimilando um ambiente ecléctico de várias culturas e faixas etárias. no coração da cidade nasce assim mais um conceito na linha da frente…! pena já não existir o bazaar no porto, tal como eu o conheci…
é talvez a cidade mais emblemática do mundo, pelo menos na passagem de ano, e esta não vai faltar à regra. nova iorque é conhecida pela sua times square ball, bola enorme feita de ferro e iluminação que, desde 1907, baixa 23 metros num mastro concebido para o efeito, momento que assinala a contagem decrescente para o novo ano e ao qual cerca de um milhão de visitantes assiste na rua. depois da meia-noite, porém, existem um sem-número de after parties para todos os gostos e que não vão deixá-lo descansar nem por um segundo. se é de música electrónica que gosta, não pode faltar ao pier 36, onde armin van buuren promete um set especial. se o que pretende é luxo e opulência, o the griffin ou o chelsea loft preenchem seguramente os requisitos. se prefere um nightclub de referência, a kiss&fly e a amnesia serão apostas certas. se a sua escolha recai numa noite mais alternativa não deixe de passar pela festa privada de vinny guadagnino da mtv que transformará a amc34 numa grande pista de dança de nome extravaganza!