europa:
itália: o anúncio do regresso de silvio berlusconi, que levou o primeiro-ministro mario monti a apresentar a demissão face à falta de apoio político, já está a ter consequências nos mercados.
roménia: a coligação entre liberais e socialistas, que apoia o primeiro-ministro victor ponta, venceu as legislativas romenas com cerca de 80% dos votos. o grande derrotado é o presidente traian basescu, cuja aliança romena de direita se ficou pelos 16%.
ue: três líderes europeus receberam hoje em oslo o prémio nobel da paz.
américas:
eua: barack obama faz nova digressão pelo país, desta vez para defender o seu plano de combate ao precipício fiscal.
venezuela: hugo chávez será sujeito a nova cirurgia em cuba depois de ter falado pela primeira vez em público sobre o seu provável sucessor, nicolas maduro.
médio oriente:
síria: ao mesmo tempo que a crise síria continua a fazer vítimas no líbano, a rússia reitera que não tem intenção de forçar a saída do presidente bashar al-assad.
áfrica:
egipto: o presidente morsi conseguiu que o referendo à nova constituição seja já no próximo dia 15 e aumentou os poderes do exército, para que este possa deter quem se manifeste contra o plebiscito.
gana: os resultados provisórios das eleições presidenciais de ontem dão a vitória ao actual mandatário, john dramani mahama.
áfrica do sul: nelson mandela parece estar a recuperar «muito bem» no hospital de pretória onde foi internado no sábado, informou o porta-voz do histórico líder sul-africano.
ásia/pacífico:
coreia do norte: problemas técnicos ditaram o adiamento do lançamento teste de um míssil de longo alcance por parte de pyongyang.
austrália: os locutores de rádio que se fizeram passar pela rainha isabel ii pediram desculpa pela piada que acabou com o aparente suicídio da enfermeira da princesa kate middleton.