De Moscovo a Mombaça

Moscovo é uma cidade super interessante e misteriosa. Ao entrar, a frieza dos olhares que nos observam e a própria temperatura, em conjugação com os imponentes monumentos, tornam a carga histórica ainda mais emotiva.

em cada rua vêm-nos à memória trechos de antigos livros que quase todos lemos sobre o kgb, o comunismo e a forma que os habitantes usavam (e usam) para se aquecer dos graus negativos… a vodka! a noite na capital russa é também ela muito misteriosa, feita de locais inacessíveis e festas reservadas, onde o glamour, a fantasia e a diversão contrastam com o gelo que se faz sentir. o soho rooms é líder no segmento de luxo e o mais procurado. com um design para todos os gostos, onde o objectivo é ver e ser visto, aqui pode apreciar um bom jantar. passando para a discoteca, as temperaturas aumentam consideravelmente, festa da elite russa: pessoas vestidas a rigor, mulheres lindas e caras famosas. por aqui já passaram nomes como seal, chris willis, modjo, chicane ou joss stone, entre muitos outros.

no arma 17 pode desfrutar de um conceito completamente diferente. desenhado para clubbing e com um espaço renovado, depois de um incêndio em 2009, por aqui pode ouvir o melhor do tech house ou techno e não se admire se ao olhar para a cabina vir por lá sven vath, ricardo villalobos ou outro grande nome.

l soho rooms – savvinskaya embankment 12, bld. 8, moscovo (rússia)

l arma 17 – nijni susalni pereulok – moscovo (rússia)

hot since 82 é um dj e produtor de leeds (inglaterra), e ao contrário da sua fraca apetência para escolher nomes (hot since 82 faz lembrar uma linha erótica do antigamente) é um dos grandes produtores da linha mais underground. tendo feito a sua estreia no bem sucedido noir music, lançou o seu primeiro single e logo em cheio: ‘let it ride’ escalou rapidamente até ao número três do top beatport, depressa conquistando o apoio e reconhecimento de nomes como jamie jones, joris voorn ou audiofly. como dj, a sua carreira de mais de 10 anos tem passado por casas como o pacha, o ministry of sound e muitas outras de renome mundial. fechado nos últimos tempos no seu estúdio a preparar novas faixas, aparece agora com uma música estimulante, com um groove absolutamente poderoso. a parceria com yousef não podia ter corrido melhor. aqui fica…

l beg – yousef, hot since 82 (hot since 82 future mix)

l underground – dennis ferrer, nick curly (dennis ferrer remix)

o musicbox situa-se no cais do sodré em lisboa e está de parabéns! festeja seis anos de produção e programação cultural independente e, no meio de tantos outros espaços de animação nocturna, tem sobressaído, não aceitou ser mais um. deve isso a uma cultura de ambição de quem o conduz, que o ‘programou’ para ser diferente, mais arrojado e diversificado que os outros. os festejos começaram na quinta-feira, dia 6, e estendem-se pelos próximos dias, contando com as actuações de wraygunn, the correspondents, alunageorge e hugo mendez. com capacidade para 300 pessoas e excelentes condições técnicas, quer no som quer na iluminação, eu diria que esta referência da noite lisboeta se destaca pelo seu todo. é um espaço a visitar, sempre cheio de novas surpresas. por isso está na linha da frente!

continuando na senda das melhores sugestões para o fim de ano, aqui fica uma bem especial. tanto pela localização, como pelas suas características. falo do beachlife new year’s eve 2013 em mombaça, no quénia. com início às 18h do dia 31 na diani beach, na costa sul da cidade, e com o término já com o sol bem forte, por volta das 09h de dia 1, promete ser uma das festas que vão marcar o princípio do novo ano em áfrica. com actuações de jedi master of house music, tom middleton e da dj alemã miss nine, este festival conta ainda com alguns talentos locais que se irão mostrar na pista secundária. com um mercado montado especificamente para o efeito, recheado de restaurantes e tasquinhas com pratos e gelados, e um vip stage que faz a diferença. se quer começar o ano num ambiente diferente ‘this is the place’. no safari beach hotel.