O Mundo em Resumo – 14 de Dezembro

Gérard Depardieu recusa-se a pagar imposto dos ricos em França. Irmandade Muçulmana acusada de tortura no Egipto. Susan Rice retira-se da corrida à sucessão a Hillary Clinton. A actualidade internacional em revista.

europa:

espanha: uma mulher suicidou-se em málaga saltando da varanda do apartamento que estava prestes a perder devido a dívidas bancárias, uma história que começa a ser recorrente em espanha.

frança: gérard depardieu, um dos mais reputados actores franceses, está sob fortes críticas dos socialistas por ter decidido mudar-se para a bélgica como forma de fugir aos novos impostos que atingem os mais ricos.

rússia: o ministro dos negócios estrangeiros, sergei lavrov, desmente que o país tenha considerado iminente a derrota de bashar al-assad na síria.

américas:

eua: o presidente obama e o líder da maioria republicana no congresso, john boehner, saíram de mais um encontro a dois sem acordo sobre o precipício fiscal.

eua:susan rice escreveu a barack obama pedindo para ser retirada da lista de candidatos ao cargo de secretário de estado, devido às constantes críticas republicanas ao modo como a actual embaixadora dos eua na onu lidou com o ataque à embaixada do país na líbia. john kerry é o nome que se segue para suceder a hillary clinton.

venezuela: hugo chávez perdeu muito sangue na última operação que realizou no tratamento ao cancro, mas está a recuperar bem, afirma o ministro da comunicação.

médio oriente:

palestina: o líder da autoridade palestiniana, mahmoud abbas, criticou o hamas por recusar reconhecer o estado de israel, ao contrário do que prevêem os acordos entre as duas principais formações políticas palestinianas.

israel: a reuters acusa os soldados israelitas de terem atacado um dos seus operadores de câmara em hebron.

áfrica:

egipto: na véspera do referendo constitucional, vários manifestantes detidos a 5 de dezembro garantem ter sido torturados por elementos da irmandade muçulmana enquanto agentes da autoridade preferiram não agir.

nigéria: foi libertada a mãe do ministro das finanças nigeriano, que havia sido raptada há cinco dias.

ásia/pacífico:

coreia do norte:milhares de militares festejaram, em parada, o lançamento de um míssil de longo alcance que terá colocado um satélite em órbitra.

china:um homem esfaqueou 22 crianças e um adulto numa escola de chenpeng, na província de henan.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt