O Mundo em Resumo – 17 de Dezembro

Líbia encerra fronteiras no Sul. EUA choram massacre de crianças em Newtown. Japão vira à direita. A actualidade internacional em revista.

europa:

frança: gérard depardieu manifesta intenção de abdicar da nacionalidade francesa, depois das críticas de que foi alvo por alterar a sua residência fiscal para a bélgica. o actor acusa o governo socialista francês de punir «o talento, criatividade e sucesso» dos seus cidadãos.

espanha:o banco santander irá fundir-se com o banesto e encerrará 700 agências em espanha.

américas:

eua:obama visitou ontem a escola do massacre que na sexta-feira vitimou 20 crianças e seis adultos em newtown, connecticut. uma tragédia que fez multiplicar os apelos a um maior rigor no acesso às armas no país.

venezuela:hugo chávez já terá regressado à liderança do país, ditando ordens a partir de cuba um dia depois de os seus aliados terem vencido eleições em 20 das 23 regiões do país.

médio oriente:

síria: o vice-presidente farouq al-sharaa afirma que nenhuma das partes está em condições de vencer a guerra civil que se arrasta há mais de 20 meses.

áfrica:

áfrica do sul: quatro pessoas foram detidas sob acusação de planearem um ataque à convenção nacional do anc, partido do poder.

líbia: o governo decidiu encerrar as fronteiras no sul do país para estancar a entrada e saída de pessoas e bens numa região cada vez mais violenta.

ásia/pacífico:

paquistão: pelo menos 17 pessoas morreram na sequência de um ataque bombista num mercado de khyber.

japão:partido liberal democrata de shinzo abe venceu as legislativas japonesas de ontem, aumentando o número de deputados de 118 para 294. o grande derrotado foi o partido democrático do japão, que passou de 230 deputados para apenas 57.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt