ANA ‘fecha’ base militar

A privatização da ANA vai implicar a desactivação da pista militar de Figo Maduro (Aeródromo de Trânsito nº1), que funciona junto ao aeroporto da Portela. Assim sendo, os Falcon que ali estão colocados para o transporte de membros do Governo e Presidente da República deverão ser desviados para a base do Montijo.

o objectivo é «optimizar os voos» na portela aumentando para 50 os voos por hora. actualmente, a média é de 38, enquanto que o pico de tráfego é de 42.

em termos de passageiros, isso significa que será possível atingir os 23 milhões de passageiros/ano quando agora são 15 milhões. a libertação de espaço, com a saída dos aviões militares, permitirá também ampliar a pista e a área de estacionamento dos aviões comerciais.

serão em breve assinados acordos entre o ministério da defesa nacional (mdn), ana e nav para permitir essas mudanças. o mdn garante que a tutela e a força aérea têm «disponibilidade» para fazer as adaptações necessárias. este cenário já tinha sido estudado quando foi constituído o grupo de trabalho sobre a extensão do aeroporto da portela.

david.dinis@sol.pt
helena.pereira@sol.pt