O Mundo em Resumo – 15 de Janeiro

Após breve pausa de Inverno, o Mundo em Resumo regressa com poucas mudanças: os juros de Espanha e Itália aumentam, o narcotráfico continua violento no México e a Síria permanece sem solução à vista.

europa:

zona euro – a bloomberg anuncia que a economia alemã ‘provavelmente’ decresceu no último quarto de 2012, o que não pode ser boa notícia para os países do sul. ao mesmo tempo, o reino unido continua a discutir os prós e contras da filiação europeia e a islândia suspendeu o processo de adesão.

itália – berlusconi não terá direito a férias dos tribunais para fazer campanha, mesmo depois de ter afirmado que apoia o nome de mario monti para presidente da república.

américas:

méxico – pelo menos 38 pessoas morreram nos últimos três dias em actos de violência relacionada com o narcotráfico.

venezuela – nicolas maduro fará hoje o discurso do estado da nação, enquanto hugo chávez continua a recuperar em cuba.

eua – o recordista de vitórias no tour de france, lance armstrong, escolheu o programa de oprah winfrey para confessar o uso repetido de susbtâncias dopantes.

médio oriente:

síria – o cerco rebelde à capital damasco, um dos últimos redutos ainda sob controlo de bashar al-assad, intensifica-se à custa das vítimas civis.

áfrica:

mali – o le monde reporta desde o mali, país ‘onde a frança é venerada e a al-qaeda é o inimigo’.

egipto – pelo menos 20 mortos e mais de 170 feridos é o último saldo de um novo acidente de comboios no egipto, menos de dois meses depois do choque entre um comboio e um autocarro escolar.

ásia/pacífico:

paquistão – o supremo tribunal volta a exigir a detenção do primeiro-ministro raja pervaiz ashraf, desta vez devido a um caso de corrupção.

china – as autoridades pediram hoje desculpa por terem ordenado a cremação de 46 corpos de vítimas de um deslizamento de terras ocorrido na sexta-feira.