O Mundo em Resumo – 18 de Dezembro

Corrupção volta a atingir o PP espanhol. Ataque a delegação de ministro libanês. Ex-PM japonês acusado de traição ao país. A actualidade internacional em revista.

europa:

espanha – o el pais diz que o antigo tesoureiro do pp luis bárcenas mantém um gabinete de trabalho na sede do partido, mesmo depois de terem sido descobertos 22 milhões de euros numa conta sua na suíça.

zona euro – a queda das taxas de juros nos títulos de dívidas dos países periféricos levou a economist a questionar se já é hora de celebrar.

reino unido – um olhar transatlântico sobre o discurso de david cameron, que hoje anunciará em amesterdão quais as exigências britânicas para permanecer na ue.

américas:

eua – sucedem-se as reacções à confissão de lance armstrong e não parece haver muita compreensão para com o homem que admitiu ter recorrido ao doping para vencer sete edições da volta a frança.

médio oriente:

líbano – pelo menos quatro pessoas ficaram feridas num ataque à delegação do ministro da juventude e do desporto.

israel – a cnn lembra que os israelitas estão prestes a eleger um novo governo, apesar da pouca atenção mundial que as eleições estão a receber.

áfrica:

argélia – continua em marcha a operação sangrenta para libertar dezenas de sequestrados numa refinaria argelina.

mali – reportagem da bbc com os militares franceses que combatem rebeldes islâmicos no mali.

somália – um olhar da euronews sobre as novas oportunidades de carreira numa mogadíscio sem a violência da milícia al-shabaab.

ásia/pacífico:

japão – a admissão tardia do antigo primeiro-ministro japonês de que existe mesmo uma disputa territorial com a china levou a acusações de traição.