europa
espanha: um escândalo de ‘mensalão’ em madrid? depois da revelação de que um ex-tesoureiro do pp (direita, no poder) tinha mais de 20 milhões de euros numa conta secreta na suíça, um ex-deputado denuncia num artigo publicado no el país eram pagas mesadas de 10.000 euros a altos responsáveis do partido de mariano rajoy com dinheiro proveniente de financiadores privados. corrupção política ao mais alto nível, afirma.
alemanha: coligação de centro-esquerda entre o spd e os verdes derrota e desaloja do poder a cdu de direita de merkel nas estaduais da baixa saxónia. a der spiegel afirma que a chanceler alemã está agora avisada de que a sua reeleição será mais difícil do que o esperado.
áfrica
argélia: ainda estão por apurar os contornos exactos e o balanço de vítimas da acção terrorista de in amenas. fontes governamentais citadas pelas agências internacionais dão conta de 48 reféns e pelo menos 25 sequestradores mortos. há cerca de 20 pessoas desaparecidas. também se desconhece com exactidão as nacionalidades das vítimas, mas há registo de britânicos, americanos, japoneses, colombianos, malaios, filipinos, romenos e noruegueses entre os reféns atingidos. os atacantes liderados pelo argelino mokhtar belmokhtar provêm de vários países árabes e africanos. as autoridades ainda vasculham a refinaria.
eritreia: informações não confirmadas veiculadas através da rede social twitter dão conta de um golpe militar em curso no problemático país do corno de áfrica, há anos em conflito com a vizinha etiópia e acusado de manter ligações a extremistas na somália.
mali: forças francesas e malianas tomam a cidade de diabaly.
costa do marfim: um petroleiro foi tomado de assalto por piratas ao largo de abidjan.
médio oriente
israel: na véspera de eleições legislativas que, a fazer fé nas últimas sondagens, darão a vitória ao primeiro-ministro conservador benjamin netanyahu, a polícia hebraica desmonta um acampamento de manifestantes palestinianos que tinham assentado arraiais junto a um colonato judaico próximo de jerusalém.
américas
estados unidos: depois da cerimónia oficial de domingo, decorre hoje em washington a cerimónia pública da tomada de posse do presidente reeleito barack obama.
ásia-pacífico
afeganistão: horas de tiroteio e explosões reivindicadas pelos talibãs matam pelo menos oito pessoas em cabul.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt