Cascais ajuda cidade moçambicana de Xai-Xai

A Câmara Municipal de Cascais, que está geminada com a cidade moçambicana de Xai-Xai, já disponibilizou ajuda aquela localidade, que está a ser devastada pelas cheias desde a última semana. Já foi solicitado um levantamento exaustivo das necessidades de Xai-Xai para que Cascais possa estabelecer um programa especial de ajuda humanitária à população moçambicana.

foram igualmente estabelecidos contactos com as ong’s presentes no terreno, de modo a articular com as autoridades locais um plano de apoio às populações, tendo a câmara, presidida por carlos carreiras, disponibilizado o envio de um contentor com donativos.

a câmara municipal de cascais está geminada com xai-xai desde 2000, tendo desenvolvido ao longos destes anos vários projectos de cooperação. neste momento, os principais apoios centram-se na área da educação, através do financiamento a duas escolas, o apadrinhamento de duas crianças órfãs e a atribuição de três bolsas de estudos universitárias para jovens de xai-xai.

a província de gaza, sul de moçambique, está a ser fustigada pela água da chuva que transborda de algumas bacias e rios, sobretudo do limpopo. as cidades de chókwè e de xai-xai estão submersas. mais de 55 mil pessoas residentes em áreas consideradas de maior risco foram evacuadas para áreas seguras.

helena.pereira@sol.pt