O Mundo em Resumo – 28 Janeiro

Berlusconi elogia Mussolini. Manuscritos do séc XIII queimados no Mali. Reforma na imigração à vista nos EUA. A actualidade internacional em revista.

europa:

rep. checa – milos zeman, antigo primeiro-ministro, venceu a segunda ronda das presidenciais checas, numa eleição que a der spiegel diz ter sido marcada pelo populismo e nacionalismo.

itália – em campanha eleitoral e em pleno dia de homenagem às vítimas do holocausto, silvio berlusconi arranjou forma de elogiar o «bom» benito mussolini.

américas:

brasil – a folha de são paulo analisa a sucessão de erros que provocou a morte de mais de 230 pessoas e feriu gravemente 80 num incêndio numa discoteca em santa maria.

eua – um grupo de oito senadores dos dois partidos apresentou uma proposta de reforma da lei de imigração.

médio oriente:

síria – o primeiro-ministro russo, dmitri medvedev, reconhece que as hipóteses de bashar al-assad conseguir manter o poder «diminuem de dia para dia».

irão – a televisão estatal anuncia que o país acabou de enviar um macaco para o espaço.

áfrica:

mali – a fuga dos rebeldes da cidade de timbuktu, perante a chegada das tropas francesas, deixou um incêndio numa biblioteca que levou à destruição de manuscritos do séc xiii

egipto – mohammed morsi decretou o estado de emergência em três cidades onde morreram 50 pessoas em confrontos durante o fim-de-semana.

ásia/pacífico:

china – esperado para esta semana, o julgamento da antiga estrela em ascensão da política chinesa, bo xilai, foi adiado para março.