Ao terminar o Rali Dakar na segunda posição, o motard Ruben Faria alcançou a melhor classificação de sempre de um português na mítica prova de todo-o-terreno. O melhor registo pertencia a Hélder Rodrigues (3.º em 2011 e 2012), que este ano não foi além do sétimo lugar, três à frente de Paulo Gonçalves. Portugal saiu da América do Sul como o único país a colocar três pilotos no top-10 da categoria de motos, conquistada pela quinta vez pelo francês Cyril Despres.
Nos automóveis, Stéphane Peterhansel também passou a coleccionar cinco de triunfos, depois de já ter ganho a categoria de motos em seis ocasiões. No currículo do francês estão agora inscritos 11 títulos na prova-rainha do todo-o-terreno.
Na sua 14.ª participação, o português Carlos Sousa voltou a mostrar uma fiabilidade acima da média, ao repetir o sexto lugar no ano anterior, passando a somar 10 presenças no top-10 na prova de quatro rodas.
Sousa era o único piloto nacional em competição, mas o navegador Paulo Fiúza, que fez equipa com o argentino Orlando Terranova, também brilhou. Deu as indicações certas ao piloto sul-americano para ganharem a 10.º etapa e terminaram no quinto posto da geral.