Avatar de Neuza Campina Padrão

Neuza Campina Padrão


  • João Sousa: ‘Sempre acreditei que viria a ser um grande jogador’

    O primeiro português a vencer um torneio ATP emigrou para Barcelona aos 15 anos e aos 24 chegou a 49.º do ranking mundial. Em entrevista ao SOL, João Sousa diz que não tem patrocinadores e que prefere fazer as suas refeições a ir ao restaurante: ‘Assim sei o que estou a comer’.


  • Top 10 do Dakar ‘cheio’ de portugueses

    Ruben Faria, Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves, nas motos, e Carlos Sousa e o navegador Paulo Fiúza, nos carros, terminam entre os melhores.


  • Ruben Faria: ‘O objectivo era servir o senhor Cyril Despres’

    Abdicou de lutar pela vitória no Dakar para se manter como fiel braço-direito, ou mochileiro, do líder da KTM. O francês já lhe perguntou: ‘E agora, o que queres fazer da tua vida?’


  • ‘Geração coragem’ demora a impor-se

    Nélson Oliveira, já com lugar na Selecção A, e Cédric Soares, titular no Sporting, são os únicos vice-campeões mundiais de sub-20 que, umano depois, se afirmamaomais alto nível.



  • Como era a Volta a Portugal há 60 anos

    Vai hoje para a estrada a 74.ª edição da prova rainha do ciclismo nacional, Alves Barbosa e Joaquim Gomes, antigos vencedores, recordam como tudo mudou. Já ninguém come bolos de arroz.


  • Comitiva olímpica nacional tem 75 atletas

    Atletismo e vela em destaque na maior representação feminina de sempre. Quatro baixas de peso deixam comitiva lusa com menos atletas e modalidades do que há quatro anos


  • Lisboa rendida aos Tribal Baroque [VÍDEO

    A mistura do lado negro da voz grave de Thoth com a voz angelical de Lila’Angelique faz muitos transeuntes atrasarem o seu regresso a casa para assistir às performances dos Tribal Baroque. Este contraste entre os artistas é a sua imagem de marca: ele é um contratenor e tem uma postura agressiva, ela é um…


  • ‘Quero ir a Londres na máxima força’

    Treinava antes e depois do dia de trabalho, numa fábrica têxtil de Guimarães. Agora, é campeã da Europa dos 10.000 metros.



  • Estudantes universitários pedem esmola em Lisboa

    «Há três anos eu podia vir à Baixa comprar roupa», recorda Rui Santos, de 24 anos, aluno que está a um ano de terminar o curso de arquitectura. Agora está sentado, de traje académico vestido, ao lado do amigo Rogério, de 38 anos, no Chiado, em Lisboa, a pedir esmola para pagar as propinas.


  • Seleccionadores à lupa

    Giovanni Trapattoni é o seleccionador mais veterano e com mais títulos, Paulo Bento o mais novo, mas não o mais inexperiente


  • O engenheiro adorado na Grécia

    Portugal, Holanda e Itália são os únicos países com dois treinadores no Euro-2012. Além de Paulo Bento, ao serviço da Selecção das quinas, também Fernando Santos vai estar em acção, ao leme da Grécia.


  • Bicharada, façam as vossas apostas

    Os amantes do futebol que ficaram preocupados com a morte do polvo Paul, o ‘adivinho’ que acertou todos os resultados da Alemanha no último Mundial, podem dormir descansados. Para compensar a ausência do molusco alemão, surgem agora o furão Fred, a cadela Sissi, a elefanta Citta, o porco Funtik, o polvo português Paulo, a vaca…



  • Scolari fala de Baía, Carvalho e Pinto da Costa

    Luis Filipe Scolari explicou pela primeira vez a opção de excluir Vítor Baía da Selecção, reconheceu a influência de Pinto da Costa na equipa das quinas e revelou que já tinha ‘sofrido’ com os problemas de temperamento do central Ricardo Carvalho.


  • Alugam-se bancadas nos estádios portugueses

    Nenhum clube do escalão principal em Inglaterra leva menos adeptos ao estádio do que o Queens Park Rangers (QPR) e na Alemanha é o Friburgo que menos os atrai. Mas a média por jogo em Portugal fica aquém tanto de um como do outro.


  • Polónia e Ucrânia sob desconfiança

    Com o Euro-2012 à porta, os países anfitriões ainda são olhados de lado. Não faltam focos de instabilidade que ameaçam o sucesso da fase final: da segurança ao surto de sarampo.


  • Miguel Oliveira: ‘O meu sonho é chegar ao MotoGP’

    O Grande Prémio de Portugal de motociclismo, terceira ronda do Campeonato do Mundo, arranca com a realização das primeiras sessões de treinos livres no Autódromo do Estoril. A categoria de Moto3, com destaque para Miguel Oliveira (Honda), o único português em competição, é a primeira a rodar no circuito português.



  • Crime sem sanção desportiva

    José Manuel Meirim, especialista em Direito desportivo, assegura que «não há nada no regulamento da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que se enquadre na tentativa de denegrir a imagem de um árbitro». Por isso, as probabilidades de o Sporting e Pereira Cristóvão sofrerem sanções desportivas são muito baixas, pelo menos com os dados até agora…