A nova droga

Cidade do tango e das milongas, das tapas e de ruelas características, mas também de grande preponderância na esfera sul-americana, Buenos Aires transpira festa, música, noite, diversão.

não sendo uma referência mundial no que a discotecas ou a música electrónica diz respeito, muito devido à tendência natural de quem a visita para recorrer a um dos inúmeros bares e tascas tradicionais, o que a envolve num espírito diferente, acolhe ainda assim dois clubs privados que me chamaram à atenção, quer pelo seu requinte quer pelo ambiente altamente seleccionado, repleto de gente gira e animada. falo do jet lounge, conhecido pelas after-parties da moda e pelos seus famosos cocktails, perfeitos para um início de noite feito de chill out e de uma fabulosa vista para a marina. o shampoo club, antigo cabaret com mais de 20 anos, é o espaço de excelência da cidade e aparece agora com um look renovado bem ao estilo de paris ou nova iorque, ambiente exclusivo repleto de celebridades, porta de difícil acesso e a presença recorrente de djs internacionais na linha house.

l jet lounge – costanera, buenos aires

l shampoo club – recoleta, buenos aires

conjugar a palavra mistério com qualidade musical é falar de claptone, dj alemão que usa uma máscara (a fazer lembrar veneza, com um nariz pontiagudo) nas suas actuações e que tem surpreendido tudo e todos. as suas produções, sobretudo no deep house, ‘everyday’, ‘strange’, ‘cream’ e mais recentemente ‘no eyes’ elevam-no aos principais tops dos sites de maior relevo na dance scene. o beatport e o resident advisor rendem-se ao encanto dos seus singles, tal como os djs tensnake, soul clap , hot chip ou solomun. na pista as suas actuações são sempre surprendentes. aqui fica uma pequena amostra: coloque os phones e feche os olhos…

l no eyes feat jaw (original mix) – claptone lost (original version) – agnostica

vem aí o festival de música electrónica 5 days off! cinco dias de muita música mas também de muitas outras actividades culturais com três dos principais espaços de amesterdão envolvidos (melkweg, paradiso e de balie ) e um dos maiores eventos indoor dos países baixos. diversos shows, live performances e espectáculos dão vida e cor aos mais de 20 mil visitantes de todo o mundo esperados. depois de nomes como daft punk, dizzie rascal ou jeff mills, começa este ano no dia 6 de março com um programa extremamente diversificado no de balie, com exposições de fotografia, seminários sobre arte, moda, design e cinema, seguidos de actuações de nomes como the magician, maceo plex ou tales of us até dia 10! sem dúvida um bom programa.

o problema das drogas na noite tende a agravar-se e assisto hoje em dia com alguma preocupação à forma autista como vai sendo feita a prevenção em portugal. milhões e milhões são gastos atacando a questão, a meu ver, de uma forma insipiente. não percebo como todas as drogas são postas no mesmo saco: para a generalidade das pessoas fumar um charro de erva é o mesmo que heroína, quando de facto os efeitos e os perigos são completamente diferentes. poderia começar-se por informar o país que existem diferentes tipos: as depressivas (álcool, cloreto de etilo, heroína), as perturbadoras (lsd, ecstasy) e as estimulantes (cocaína, cafeína), mas sobretudo devemos estar atentos às novas drogas que vejo a circularem por cada discoteca que percorro e que modificam o comportamento dos mais jovens de uma forma extremamente alarmante. dizer que a erva faz mal à saúde e deixar proliferar as smart shops pelo país com livre acesso e inclusive entrega ao domicílio(!) de fertilizantes químicos para plantas e analgésicos para animais, permitir que jovens de 14 anos as comprem, uma vez que são mais baratas e acessíveis que as outras, é assassino e uma das maiores irresponsabilidades que tenho visto nos últimos tempos… combater esta nova praga da sociedade é estar na linha da frente…l