O Mundo em Resumo – 8 de Fevereiro

A maratona negocial em Bruxelas. Revolta na direcção do PP em espanha. Ataques bombistas no Iraque. Mãe de 20 anos torturada e queimada viva na Papua-Nova Guiné. A actualidade internacional em revista.

europa:

ue – depois da maratona negocial da madrugada de ontem, os líderes europeus parecem próximos de um acordo sobre o orçamento da ue.

espanha – a direcção nacional do pp revoltou-se com a «deslealdade sem limites» de esperanza aguirre, que ontem pediu a demissão da ministra ana mato depois de já ter exigido uma renovação total do partido. 

américas:

eua – as fotos privadas da família bush foram alvo de um ataque informático.

médio oriente:

iraque – uma série de ataques bombistas mataram pelo menos 36 pessoas e feriram mais de 100 em zonas predominantemente xiitas do país.

áfrica:

tunísia – dezenas de milhares de pessoas participaram no funeral do líder da oposição assassinado na terça-feira

nigéria – dois novos ataques mataram nove vacinadoras de poliomielite no país, onde os islâmicos acusam a vacina de causar infertilidade.

ásia/pacífico:

papua-nova guiné – uma mãe de 20 anos foi despida e torturada pela população de mount hagen antes de ser queimada viva, acusada de bruxaria. a vítima tinha sido responsabilizada pela morte de uma criança, vítima de uma doença desconhecida, pelos familiares do menor. autoridades papuanas, e também a vizinha austrália, apelam à detenção dos responsáveis.

índia/china: o flagelo das violações indianas passa a fronteira… para a china, onde pequim apresentou um protesto oficial pela violação de uma cidadã chinesa de 23 anos na índia.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt