O Mundo em resumo – 18 de Fevereiro

Chávez regressa à Venezuela. Correa reeleito no Equador. Taco ensanguentado ‘trama’ defesa de Pistorius. A actualidade internacional em revista.

europa

espanha: começa uma greve na companhia aérea ibéria contra o despedimento de trabalhadores. pelo menos 415 voos cancelados.

bélgica: a mãe do pedófilo marc dutroux apela contra a libertação do filho: «estou certa de que iria reincidir».

arménia: vota-se hoje para a chefia do estado, após uma campanha marcada pelo assassínio de um candidato da oposição.

chipre: conservador vence primeira volta das presidenciais de domingo e perfila-se para suceder ao único chefe de estado comunista da união europeia.

américas

venezuela: hugo chávez regressa a caracas após meses de tratamento médico em cuba e actualiza o twitter pela primeira vez desde novembro: «chegámos de novo à pátria venezuelana. obrigado, meu deus! obrigado, povo amado! aqui continuaremos o tratamento. (…) obrigado a fidel, a raúl e a cuba inteira! obrigado à venezuela por tanto amor! (…) permaneço fiel a cristo e confio nos meus médicos e enfermeiras. hasta la victoria siempre! viveremos e venceremos!».

equador: sem surpresa, o presidente rafael correa é reeleito para um terceiro mandato com mais de 50% dos votos nas eleições de domingo.

áfrica

áfrica do sul: um novo dado vem comprometer a defesa do atleta oscar pistorius, acusado da morte da namorada: foi encontrado um taco de críquete ensanguentado na casa onde terá ocorrido o crime.

ásia-pacífico

bangladesh: o julgamento de políticos suspeitos de crimes de guerra ocorridos em 1971 está a agitar o país. protestos já vitimaram pelo menos 14 pessoas.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt